Sobre o evento
Apresentação
O desenvolvimento de tecnologias capazes de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras é o grande desafio da humanidade nos dias de hoje. Nesse sentido, a preservação do meio ambiente, os estudos sobre as consequências da variabilidade e das mudanças climáticas e a redução de suas causas e efeitos tornam-se prioridade. Do mesmo modo, a produção de energia tem sido apontada como a principal causa para as mudanças climáticas globais e contribui em muitos aspectos para a deterioração do meio ambiente. E acreditamos que se faça necessário avançar na discussão em alguns setores estratégicos diretamente ligados a área de Meteorologia, Engenharia e Meio Ambiente que carecem do refinamento da informação para o desenvolvimento de seu ramo de atividade. Assim, buscam-se soluções que minimizem os impactos causados por condições meteorológicas adversas por meio de uma abordagem interdisciplinar que envolva várias áreas do conhecimento e setores da sociedade.
Diante deste contexto, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Associação Catarinense de Meteorologia (ACMet) se juntam e promovem, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021, o “Simpósio em Clima, Água, Energia e Alimentos" (SIMCLEA), em formato online, como parte do VI Encontro de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro (ENMET-RJ), III Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina (ENMET-SC) e II Semana Acadêmica de Engenharia Meteorológica (SAEM). O SIMCLEA também terá a participação de pesquisadores, membros do Comitê Científico, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A UENF e a UFRJ instituições tradicionais de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, possuem o objetivo de vencer os desafios que são colocados em inovação e formação de pessoal, discutindo sob a égide dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o tema Clima e Energia: Variabilidade e Impactos. Como nas edições anteriores, o VI ENMET-RJ envolverá a UENF e a UFRJ, parceiros na implementação de projetos de pesquisa e realização de encontros científicos visando o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro em áreas onde a interação entre as Ciências Atmosféricas e a Engenharia é estratégica e fundamental. Seguindo a ênfase na formação das novas gerações sempre dada pelas instituições organizadoras do evento, envolver-se-á os alunos do recém criado Curso de Engenharia Meteorológica da UENF, através da II SAEM, que terá uma programação própria que se integrará às atividades promovidas pelo SIMCLEA.
Já o III ENMET-SC, desde sua primeira edição é realizado pela Associação Catarinense de Meteorologia, entidade de classe que tem por finalidade representar e defender os interesses e direitos coletivos e individuais dos associados, bem como o intercâmbio profissional com associações congêneres. O I e II ENMET-SC realizados em 2017 e 2019 respectivamente, contaram com expressivo apoio das Instituições Acadêmicas do Sul do Brasil, além de empresas públicas e privadas interessadas nos temas dos eventos. Estes eventos focaram principalmente no avanço tecnológico do Estado de Santa Catarina que, nos últimos anos, tem recebido recursos de infraestrutura para o monitoramento e previsão de fenômenos hidrometeorológicos, principalmente ligados à ocorrência de eventos meteorológicos extremos.
Salienta-se que o SIMCLEA conta com o apoio de entidades Federais, Estaduais e Municipais da área de ensino institucional e privada ligadas diretamente ao tema âncora do evento.
É oportuno que este evento resulte no aprimoramento dos profissionais, técnicos e estudantes, além do desenvolvimento da pesquisa e da inovação na área, atendendo a temas de grande relevância na atualidade.
Como expectativa, acredita-se em reunir um público de trezentos profissionais e estudantes de áreas afins, para encetar discussões relativas aos 6 eixos temáticos abaixo listados, todos ligados diretamente aos assuntos de real importância técnico-científica.
Formato do Evento
No SIMCLEA, com formato online, os debates serão realizados em forma de Workshops relacionados aos eixos temáticos propostos. Nessas discussões, reuniremos cientistas, profissionais e empresas para propor métodos e formas de comunicação que venham a minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente, os estudos sobre as consequências da variabilidade e das mudanças climáticas e a redução de suas causas e efeitos em cada setor específico.
Estão previstas palestras e mesas-redondas objetivando o intercâmbio de informações entre especialistas com interesse nas áreas temáticas do evento. As principais recomendações serão encaminhadas aos órgãos competentes para os devidos encaminhamentos.
A programação proposta incluirá ainda uma exposição de trabalhos técnicos e científicos, a serem submetidos no formato de Resumos Simples, os quais serão avaliados por uma Comissão Científica. Os trabalhos aceitos serão apresentados em formato de vídeo-pôster. Como o evento será inteiramente online haverá ainda chamadas dos apoiadores nos intervalos de cada sessão relacionados com Meteorologia e suas aplicações.
O SIMCLEA contará com minicursos gratuitos com carga horária de 6 horas, voltados para estudantes de graduação e pós-graduação. As vagas serão limitadas e as inscrições terão início dia 15 de setembro de 2021.
Também estão previstos dois cursos de 40h de duração, relacionados às áreas temáticas do SIMCLEA, a serem ministrados de forma online após o evento, voltados preferencialmente para profissionais da área de meteorologia e afins. Essa realização nasce da iniciativa da ACMET da realização do Curso de Comunicação Meteorológica Eficiente (MetCom), ofertado de forma online entre os dias 16 de novembro a 11 de dezembro 2020.
Comitê Organizador
Eliane Barbosa Santos
LAMET/UENF
Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva
LAMET/UENF
Roseli de Oliveira
ACMet
Vagner Anabor
UFSM
Georgiana Feitosa da Cruz
LENEP/UENF
Mário Francisco Leal de Quadro
PCAM/CTMET/IFSC
Tamiles Ferreira de Souza
LAMET/UENF
Comitê Científico
Alfredo Silveira da Silva
IGEO/UFRJ
Andrews José de Lucena
UFRJ
Antônio Carlos S. Oscar Junior
UERJ
Claudine Pereira Dereczynski
IGEO/UFRJ
Diego Cunha Malagueta
UFRJ/Campus Macaé
Éder Paulo Vendrasco
INPE
Eliana Veleda Klering
UFPel
Ernani de Lima Nascimento
UFSM
Fabrício Polifke da Silva
IGEO/UFRJ
Georgiana Feitosa da Cruz
LENEP/UENF
Jônatan Dupont Tatsch
UFSM
José Ricardo Siqueira
LAMET/UENF
Julio Marques
UFPEL
Luan dos Santos
UFRJ/Campus Macaé
Luis Gustavo Gonçalves de Gonçalves
CPTEC/INPE
Mário Francisco Leal de Quadro
PCAM/CTMET/IFSC
Nubia Beray Armond
UFRJ
Priscilla Teles de Oliveira
UNESP
Raquel Lobosco
UFRJ
Sérgio Ricardo Rodrigues de Medeiros
UFSC
Thauan Santos
EGN/Marinha
Anderson Spohr Nedel
UFFS/CL
Angelita Pereira Rachadell
UFSC
Bruno Quirino de Araújo
UFES
Claudio Moises Santos e Silva
UFRN
Dirceu Luis Herdies
CPTEC/INPE
Edson Pereira Marques Filho
UFBA
Eliane Barbosa Santos
LAMET/UENF
Everson Dal Piva
UFSM
Franciano Scremin Puhales
UFSM
Isimar de Azevedo Santos
LAMET/UENF
Jório Bezerra Cabral Júnior
UFAL
José Ricardo de Almeida França
IGEO/UFRJ
Leonardo de Faria Peres
UFRJ
Luciana Barros Pinto
UFPel
Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva
LAMET/UENF
Nivaldo Silveira Ferreira
LAMET/UENF
Otávio Costa Acevedo
UFSM
Rafael Malheiro da Silva do Amaral Ferreira
UFRJ/Campus Macaé
Rosandro Boligon Minuzzi
CCA/UFSC
Simone Erotildes Ferraz
UFSM
Vagner Anabor
UFSM