MiniCursos

Todos os minicursos serão oferecidos nos dias 13, 14 e 15 de outubro, das 18 às 20 horas.

 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 15 de setembro. Vagas limitadas.

MINICURSO 1

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CARACTERIZAÇÃO E TENDÊNCIAS IDENTIFICADAS EM INDICADORES DE EXTREMOS CLIMÁTICOS

Ministrante: Dr. Wanderson Luiz Silva

Doutor em Engenharia Civil (Área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) pela COPPE/UFRJ

 

Objetivo: O objetivo principal deste minicurso é oferecer conhecimento acerca de mudanças climáticas, principalmente ressaltando definições que fundamentam as tendências observadas e as projeções futuras de indicadores de extremos climáticos relacionados à temperatura do ar e à precipitação.

 

Conteúdo: O minicurso abordará a temática de mudanças climáticas, com foco na construção de índices de extremos climáticos associados à temperatura do ar e à precipitação, além da detecção e das projeções de suas tendências. Alguns conceitos referentes à climatologia do Brasil e padrões atmosféricos conducentes a extremos de tempo e clima, como ondas de calor, chuvas intensas e secas prolongadas serão revisitados. Definições relacionadas às mudanças climáticas e os últimos resultados do IPCC sobre tendências observadas e cenários futuros também serão explorados. O treinamento ainda contará com a execução de alguns estudos de caso sobre geração de indicadores de extremos climáticos no software R e discussão acerca dos resultados.

 

Público-alvo: Estudantes, pesquisadores e profissionais de Meteorologia, Engenharia e áreas afins que executem ou pretendam realizar estudos associados a mudanças climáticas, com interesse na investigação de tendências e projeções da frequência e intensidade de eventos extremos.

 

Pré-requisito: Ter o software R instalado no computador (será enviado tutorial para instalação).

MINICURSO 2

USO DE ÍNDICES DE INSTABILIDADE ATMOSFÉRICOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DE CHUVAS E TEMPESTADES SEVERAS

Ministrante: Dr. Fabricio Polifke da Silva

Doutor em Engenharia Civil (Área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) pela COPPE/UFRJ

 

Objetivo: O objetivo principal deste minicurso é oferecer conhecimento acerca dos processos físicos e os padrões atmosféricos associados à formação de células convectivas, chuvas e tempestades severas.

 

Conteúdo: Instabilidade atmosférica, formação de nuvens e precipitação. Teoria da convecção e os "ingredientes" para a formação de tempo severo. Índices termodinâmicos e cinemáticos. Disparo convectivo. Análise e previsão de curto prazo. Estudo de casos nas regiões sul e sudeste do Brasil.

 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação em Meteorologia e áreas correlatas. Meteorologistas.

 

Pré-requisito: Não há pre-requisito.

MINICURSO 3

QGIS PARA INICIANTES

Ministrante: Me. Gildo Rafael de Almeida Santana

Doutorando em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos pelo IFF.

 

Objetivo: O objetivo principal deste minicurso é incentivar o uso de ferramentas computacionais livres para auxiliar na produção de mapas, bem como proporcionar conhecimentos básicos e práticos para a produção de mapas temáticos.

 

Conteúdo: Introdução ao ambiente QGIS. Estrutura e funcionalidade. Visualização de dados geográficos. Manipulação de dados vetoriais. Principais ferramentas do compositor de mapas.

 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação sem nenhum conhecimento no QGIS.

 

Pré-requisito: Ter o software QGIS instalado no computador (será enviado tutorial para instalação).

MINICURSO 4

R PARA INICIANTES

Ministrante: Anna Julia de Santana Sobrinho

Mestranda em Sistemas Aplicados à Gestão e Engenharia pelo IFF

 

Objetivo: O objetivo principal deste minicurso é incentivar o uso de ferramentas computacionais livres, bem como introduzir conceitos básicos do R para análise e manipulação de dados.

 

Conteúdo: Introdução ao R. Layout e algumas funcionalidades do R e Rstudio. Console e script (editor R). Diretório de trabalho. R-base e pacotes. Operadores básicos, relacionais e lógicos. Criando e removendo objetos. Estrutura de dados (vetores, matrizes, data frames e listas). Importação e exportação de dados. Introdução à manipulação de dados. Algumas funções e comandos essenciais. Gráficos básicos.

 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação sem nenhum conhecimento no R.

 

Pré-requisito: Ter o software R instalado no computador (será enviado tutorial para instalação).

MINICURSO 5

INTRODUÇÃO A ANÁLISE ESPACIAL COM R

Ministrante: Dra. Pollyanne Evangelista da Silva

Doutora em Ciências Climáticas pela UFRN

 

Objetivo: O objetivo principal deste minicurso é introduzir conceitos básicos da análise espacial, bem como apresentar noções básicas e práticas para a produção de mapas temáticos.

 

Conteúdo: Introdução ao ambiente R e RStudio. Análise espacial: dados vetoriais (vector) e dados matriciais (raster). Importação e exportação de dados espaciais. Análise espacial de eventos pontuais. Análise espacial de superfícies contínuas. Elaboração e edição de mapas temáticos.

 

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação das áreas: geociências, ciências ambientais e engenharias.

 

Pré-requisito: Ter conhecimento básico em R e o software instalado no computador.